Casamento, / Conteúdos e serviços.

Conteúdos e serviços. Ideias e sugestões para o seu casamento, seja uma noiva informada, uma noiva actualizada.

10.6.06

Organização das mesas


Organização das mesas

A tarefa de distribuir os convidados pelas mesas que enchem o salão do copo d'água é uma das que mais úvidas levantam durante a organização do casamento.

Esperamos, com este artigo, conseguir esclarecer algumas dessas questões.

Quando as respostas aos convites começam a chegar, é altura de fazer o esquema de distribuição das pessoas pelas mesas.

A não ser que esteja a planear uma recepção do tipo cocktail, esta tarefa é essencial.

Caso não o faça, e deixe ao critério dos convidados sentarem-se onde quiserem (ou onde arranjarem uma cadeira vaga), o mais certo é arranjar uma grande confusão logo no início da festa e algumas sensibilidades feridas.

Os mais novos, os mais velhos e os solteiros

De uma maneira geral, a melhor solução é juntar pessoas com os mesmos interesses e de preferência que não se encontrem zangadas, para não quebrar o diálogo.

Os membros mais próximos da família devem ficar em mesas especialmente reservadas para eles, de maneira a que possam desfrutar da companhia uns dos outros: pode juntar os pais da noiva e do noivo ou, em alternativa, colocar cada par junto dos seus familiares ou amigos mais chegados.

As pessoas mais velhas normalmente preferem ficar longe das colunas de música.

As crianças mais velhas podem ser reunidas numa mesa especial para miúdos (divertem-se sempre muito mais assim).

Os mais pequeninos podem ficar numa outra mesa se houver uma babysitter que tome conta deles ou, então, nas mesas dos respectivos pais.

Convidados que compareçam sozinhos devem ser ser colocados em mesas onde haja, pelo menos, mais dois solteiros, de preferência da idades aproximadas e num grupo onde nem todos se conheçam, para evitar que se sintam deslocados.


E se a sua recepção só vai ter mesas de oito mas há um animadíssimo grupo de cinco casais muito amigos? Resolva questão colocando três numa mesa e dois noutra (mesas vizinhas), preenchendo os restantes lugares com outras pessoas.

Assim, em vez de uma mesa muito divertida, terá duas e ainda dará oportunidade aos seus convidados de fazerem novas amizades.

De qualquer modo, pense na possibilidade de haver mesas de diferentes capacidades (umas de seis, outras de oito, outras de dez, por exemplo), para facilitar a distribuição.

E quanto aos noivos? Tradicionalmente, os noivos sentam-se na chamada "mesa de honra", que preside a todo o salão.
Costuma ser comprida ou em "U" - quando é preciso acomodar um grupo maior - com toda a gente sentada do mesmo lado, virados para as restantes mesas.

A noiva senta-se à direita do noivo. À direita dela senta-se o padrinho e à esquerda do noivo a dama de honor (ou madrinha da noiva).

Esta disposição é bastante formal e, por isso, pode não ser apropriada à sua festa.

Nesse caso, há outras opções.

Experimente por exemplo, uma mesa apenas para si e para o seu noivo, com algumas cadeiras extra, para quem quiser "passar por ali" e fazer-vos companhia durante algum tempo.

Se esta solução é demasiado radical, pode optar por transformar a mesa dos noivos numa mesa redonda igual à outras, sentando os padrinhos, madrinhas e respectivos acompanhantes.

Há ainda a hipótese de reservar a mesa dos noivos aos próprios e aos seus pais.

"in dias felizes"




Entre no nosso Chat, comunique !



Não encontrou o que deseja neste artigo? faça a sua pesquisa aqui

Não encontrou o que deseja neste artigo? faça a sua pesquisa aqui