Casamento, / Conteúdos e serviços.

Conteúdos e serviços. Ideias e sugestões para o seu casamento, seja uma noiva informada, uma noiva actualizada.

1.6.06

Decoração - Branco – Cor da simplicidade, da sabedoria e do divino

Branco – Cor da simplicidade, da sabedoria e do divino

Quando falamos de uma decoração mais actual, com novas formas, novos materiais e texturas, não podemos deixar de pensar no forte impacto que podem ter os móveis de acabamentos brancos.

Leves e despretensiosos os móveis brancos inspiram leveza e funcionam perfeitamente quando enquadrados em ambientes de linhas contemporâneas.

Remontam na sua história ao imperador sueco Gustavo III, um rei déspota e ilustrado que deixou o seu reinado pautado pelo patrocínio das artes e da cultura.

Sendo um grande amante da cultura francesa e ao mesmo tempo contemporâneo de Luís XVI, fomentou todo um estilo de linhas clássicas de inspiração francesa, mas em tonalidades sempre esbranquiçadas ou décapé.

O estilo Gustaviano impôs-se como uma referência pela sua depuração e sentido estético apurado, servindo como fonte de inspiração a uma próspera indústria de mobiliário contemporâneo oriundo dos países escandinavos.

Durante muito tempo relegada a um estilo de natureza local, a influência do mobiliário escandinavo começa agora também a fazer-se sentir nos países da Europa Mediterrânica.

E ainda bem visto que são inúmeras as simbologias associadas ao branco.

Desde sempre simboliza a luz, a simplicidade e a depuração.

É difícil definirmos o que é o branco real, já que nos perdemos numa imensidão de variações todas próximas de um branco ideal.

Na decoração, existem várias declinações do branco, todas elas possíveis e utilizáveis em função da tonalidade geral do ambiente.

As tonalidades de branco variam também conforme o material que lhes serve de suporte.

É dentro dos novos materiais, entre os quais se destacam todo o tipo de laminados, que o branco encontrou o seu melhor suporte.

Nada como uma mesa de casa de jantar oval tipo Saarinen, em laminado branco para dar um toque imaculado a um ambiente de refeições.

Ou cadeiras brancas décapés à volta de uma mesa de madeira natural.

São contrapontos que definem formas, trazem luz e colocam em destaque as cores que estão por perto.Podemos dizer que um móvel branco amplifica o efeito de cor de tudo o que está à sua volta pelo contraste que provoca.


Nada mais decorativo do que uma estante branca sobre um fundo de parede de cor intensa.

É esse justamente o efeito que se pretende obter. Contraste dinâmico. Por isso, ao contrário do que muita gente aceita, o móvel de tonalidades brancas não deve ver a sua utilização restrita à decoração de casas de praia, como é vulgarmente aceite.

Nas casas de praia, o branco convive normalmente com ambientes de cores vivas e tendencialmente primárias.

Mas é na utilização do branco em ambientes urbanos, que todo o esplendor e sentido contemporâneo são revelados.

Uma cama branca, uma estante branca, ou um aparador completamente branco funcionam com uma pausa na decoração de um ambiente, e serão sempre um deleite para o olhar.

Utilize esta cor divina da decoração da sua casa.

Verá que o seu efeito límpido e contrastante suplanta em muito o aspecto natural das tonalidades da madeira.

E deixa-lhe muito mais espaço para poder utilizar a cor noutros elementos.




Entre no nosso Chat, comunique !



Não encontrou o que deseja neste artigo? faça a sua pesquisa aqui

Não encontrou o que deseja neste artigo? faça a sua pesquisa aqui